dicas para montar uma despensa saudável.


dicas para montar uma despensa saudável.
Não tem como negar que na hora das compras do super mercado agente acaba sempre estrapolando e compramos um monte de coisa surpéfluas ou que na maioria engordão.
Aqui vai umas dicas de como você evita que isso aconteça.

* a primeira coisa é fazer é uma lista de suas nescessidades.

*essa dica é imprecindível, nunca saia para comprar comida com fome.
Ao fazer compras com fome você fica sujeita a desejos súbitos e comprar coisa por impulso.O melhor horário para fazer comprar é depois do almoço ou jantar, pela manhã antes de sair você deve tomar um café bem reforçado.

*No supermercado procure olhar para cima e para baixo, a maioria das lojas expõe as marcas mais caras ao nível dos olhos,procure nas prateleiras mais baixas produtos mais baratos e promoções.Outra dica é dar sempre uma olhada no encarte da loja.


*Se você está saindo para comprar ingredientes para fazer uma receita , primeiro faça lista para evitar que esqueça algum ingrediente.

*Cuidado com as promoções,compre apenas o que precisa,economizar 1 real na geléia não é vantagem se você não está precisando dela no momento.

*Se pudelevar e se não tiver e é bom que você tenha uma térmica, porque em dias quentes o simples transporte de alimentos até sua casa pode eeduzir a validade.a bolsa térmica vai manter os produtos como carne,peixe e lácteos refrigerados.

*Os produtos não-perecíveis podem ser comprados em atacado.Produtos como:
papelaria,materiais de limpeza,farinha, açúcar, vinagre e grãos, já os óleos ficam rançosos, os temperos perdem o sabor e outros perecíveis estragam e não vai ser nem um pouco econômico se você tiver que jogar produtos fora.

*Se você tiver um frezzer compre carne e peixe uma vez por mês, aproveite os descontos. Embale as peças por tipo de preparação e coloque em sacos próprios para congelamento, para faciltar cole etiquetas especificando o conteúdo e a data,uma dica importante nunca use a temperatura ambiente para descongelar os produtos deixe na parte debaixo da geladeira.

*Planeje seus cardápios com antecedência, criar um esquema por escrito vai permitir o planejamento de refeições mais equilibradas, porque você vai visualizar a frequência com que serve os diferentes legumes,os pratos prontos e os feitos em casa, as carnes além de facilitar sua semana.

*Algumas frutas e legumes podem ser congelados, outros já não aceitam as baixas temperaturas.
alguns alimentos que podem ser congelados:
feijões depois de prontos, ervilhas,brócolis,cenouras,couve-flor,vagem,espinafre e aspargos.

alguns alimentos que devem ser consumidos frescos:
pepinos,espigas de milho,verduras,alface,rabanetes,abobrinhas,maçãs,peras,bananas e abacaxi.

fonte:canalextra

Leia Mais...

chás para ansiedade

Ansiedade
Várias infusões podem ser utilizadas como calmantes naturais, agindo no sistema nervoso central, baixando a ansiedade (sintoma que costuma desencadear a compulsão à comida).

O especialista recomenda camomila (Matricaria chamomile), alecrim (Rosmarinus officinalis), melissa (Melissa officinalis), hortelã (Mentha piperita), capim-limão (Cymbopogon citratus), jasmim (Jasminum officinalis) e anis (Pimpinella anisum).

"Mas não misture muitas plantas se você não conhece bem as ervas e não sabe quais serão os efeitos em seu organismo".

Algumas plantas com ações digestivas podem auxiliar no funcionamento do intestino
"Na lista das plantas conhecidas como digestivas estão o hibisco (Hibiscus sabdariffa), psilium (Plantago psyllium), a cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana), a zedoária (Curcuma zedoaria) e fucus (Fucus vesiculosus)".

Leia Mais...

Dicas para temperos


1-Quando você for fritar cebola, passe as rodelas no creme de leite e depois na farinha de trigo.Dessa maneira, elas ficaram gostosas e crocantes.

2-Para tirar o cheiro de cebola das mão , esfregue-as com um pouco de pó de café usado.

3-Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar.As casquinhas se soltaram facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.

4-Se você não quizer que a salada fique com cheiro forte de cebola , basta deixar de molho a cebola já picada, numa vasilha com água e um pouco de açúcar , durante meia hora.

5-Para facilitar seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira.

6-Coloque os dentes de alho descacados dentro de um vidro com óleo de cozinha.Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

7-Para você obter um vinagre doce como o riginal francês, junte ao vinagre comum uma maçã descacada cortada em pedaços e deixe num vidro bem tampado por vinte e quatro horas. Em seguida é só coar.

8-O vinho azedado pode ser aproveitado como vinagre.

9-Não guarde condimentos perto de fogão, pois eles perderam a cor e o sabor.Para conservá0los e eles não perderem a cor e o sabor guarde-os na geladeira.

10- Se você não tiver catchup, substitua por uma mistura de purê de tomate, uma xícara de açúcar e duas colheres de sopa de vinagre.

11-Para fazer um bom tempero para saladas dissolva o sal em um pouco de água quente e acrescente vinagre ou suco de limão e depois uma quantidade de azeite.

12- Se você colocar vinagre demais na salada , misture ao tempero uma colher das de sopa de leite cru e uma pitada de açúcar.

13-A salsa poderá ser conservada sempre fresca por até três semana .Para isso, lave,escorra bem,coloque-a num vidro tampado e guarde na geladeira.

14-Para conservar a salsa fresca , lave ,deixe secar e corte bem fininho.Depois, guarde a salsa num vidro,coberta com óleo.

15-Aproveite as sobras de vinho e de cerveja para temperar carne assada em panela de pressão.
O vinho poderá ser usado na própria vinh-d'alhos, e a cerveja despejada na panela, depois que a carne estiver dourada de todos os lados.

16-Para dar um sabor especial a frangos e carneiros, espalhe um pouco de alecrim antes de gralhar ou assar.

17-Para aproveitar a mostarda ressecada, adicione algumas gotas de azeite, um pouco de vinagre e uma pitada de sal.

18-Se a comida ficar muito apimentada, adicione uma colher das de chá de açúcar.

Leia Mais...

Blog Widget by LinkWithin

Followers

 
Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template Vector by DaPino